quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

POR QUE O DIA 19 DE ABRIL É O "DIA DO INDIO"?

    O dia 19 de abril foi escolhido para homenagear os indígenas no ano de 1940, quando técnicos e estudiosos dos povos indígenas se reuniram no México para a realização do I Congresso Indigenista Interamericano. Diante da Iniciativa para que nesta data os países americanos comemorassem o DIA DO ÍNDIO, o Presidente Getúlio Vargas consolidou a proposta através do Decreto Lei nº 5.540, na cidade do Rio de Janeiro, em 2 de junho de 1943.
     No empenho de oferecer todo o entusiasmo aos festejos consagrados aos primeiro habitantes do Continente Americano, o CONSELHO NACIONAL DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS, sob a presidência do General Cândido da Silva Rondon, organizou vasta programação instituindo uma semana do índio.
     Sobre a recomendação do General Rondon, a semana do índio deveria focalizar grandes figuras ameríndias, encorporando a programação que o conselho depositasse flores ao pé da estátua do grande vulto mexicano que foi Cuauteimoc. Com a utilização dos auditores, espaços culturais e pacificação de toda a imprensa, a primeira comemoração aos índios contou com projeções de filmes previamente enunciados nos cinemas e emissoras de rádio, palestras de divulgação na "Hora do Brasil" e exposições etnográficas no Museu Nacional e na Associação Brasileira de Imprensa.
     O próprio General Rondon abriu as comemorações da primeira Semana do Índio em 1944, que incluiram palestras sobre "lendas Indígenas", "Indianismo na Literatura Brasileira", "A Nova Política Americana Norte Americana de Proteção aso Indios", "Músicas Indígenas" e Temas Indígenas na Música Brasileira".
     Nas vésperas das comemorações, os jornais divulgaram a seguinte nota: o Brasil, do mesmo modo que as demais Nações Americanas, comemorará festivamente este ano o Dia do Índio, escolhido pelo Instituto Indígena Americano para celebrar a memória dos povos primitivos povoando a terra americana e para homenagear as tribos silvícolas remanescentes, que ainda representam um patrimônio de valor.