quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O POVO APINAJÉ



 


Os Apinajé pertencem ao tronco Macro-Jê, famíia Jê descendentes do grupo Timbira e vivem numa área demarcada, a partir de 1985, de 141.904 hectares.Segundo dados da FUNASA (2010) são aproximadamente 1900 indivíduos, distribuídos em 23 aldeias. A reserva indígena Apinajé esta localizada nos municípios de Tocantinópolis, Maurilândia, Cachoeirinha e São Bento do Tocantins. Os primeiros registros datam de 1774. Eram conhecidos como grandes guerreiros, "os poderosos ídios da região Norte". O confronto com os exploradores de ouro provocou doenças e guerras, obrigando os apinayé a viverem em aldeias para a sobrevivência da comunidade.
 





Hoje, eles têm suas aldeias localizadas no campo e utilizam a mata para a caça e a agricultura. Fazem a coleta do babaçu, extraem o óleo das amendoas e aproveitam as folhas para fabricar utensílios domésticos e cobrir suas casas. Nas festas e rituais, mantêm o casamento e o batizado, realizados no verão, época da colheita. Quando vão preparar as roças, percorrem uma longa distância, a procura de mata e terras para a plantação de milho e suas variedades. Muitas vezes fazem acampamento por lá e ficam durante vários dias com toda a família. O trabalho é dividido. As mulheres trazern lenha, coletam frutos, cuidam das crianças e produzem artesanato; os homens caçam, pescam e trabalham na roça.



Texto extraído de "Os Povos Indígenas do Tocantins", Professora Lídia Soraya Liberato Barroso

Um comentário:

  1. Que maravilha João! Parabéns pela iniciativa,precisávamos mesmo de mais informações sobre os povos indígenas.Vai em frente,ok?

    ResponderExcluir